- Área: 53000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Alda, Asa Bruno
-
Fabricantes: Cosentino, Digom, Guardian Glass, Pellini Industries
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento do escritório de ToHA, recentemente concluído, é a primeira fase de um projeto de 200000 metros quadrados que verá a transformação de um local no centro de Tel Aviv. Localizadas perto da maior estação ferroviária da cidade, as duas torres de escritórios estão situadas em uma paisagem generosa. Esse é o primeiro projeto conjunto entre a Amot e Gav-Yam, duas das maiores empresas de investimento e desenvolvimento em Israel e região.
ToHA Fase 1
O edifício de 28 pavimentos e 53000 metros quadrados percorre as fronteiras sul e leste do terreno e foi esculpido para complementar as demandas por restrições específicas do local e seu contexto. O edifício é composto por uma fachada inclinada de 30 metros de altura, que leva a um saguão de sete pavimentos com árvores plantadas internamente.
Acima disso, um átrio escultural coroado por uma claraboia generosa se estende por mais de 100 metros até o teto, avançando no mesmo ritmo da fachada externa articulada e permitindo o fornecimento de luz natural às áreas mais distantes de cada nível.
O edifício tem uma superfície mínima de 1.200 metros quadrados e, combinado com a escala necessária dos núcleos, facilita a premissa inovadora da Ron Arad Architects de situar a maior parte do pavimento técnico do edifício nesses andares inferiores. Isso permitiu a criação de um espaço público adicional na cobertura, que inclui dois grandes terraços, uma passagem de perímetro e instalações para a operação de até três restaurantes. Os pavimentos técnicos inferiores são revestidos com uma fachada permeável em painel cruzado, criando um padrão em "X". Esse arranjo externo permite a ventilação de áreas técnicas e fornece uma estética consistente aos sete primeiros andares do edifício.
Uma das principais características do edifício é a diversidade de seus pavimentos, gerados por sua característica mais pronunciada: a natureza escultural do volume. O desenho foi desenvolvido ao longo de muitas iterações para satisfazer uma infinidade de considerações, incluindo a criação de silhuetas diferentes no horizonte urbano (em resposta ao diálogo com a cidade), a atenuação do vento que flui dentro e ao redor do local e a maximização da entrada de luz solar em todas as áreas. Além disso, como as necessidades dos inquilinos contemporâneos variam e mudam ao longo do tempo, os espaços interiores do edifício devem ser adaptáveis. Embora não haja dois andares iguais, há consistência suficiente para permitir um planejamento flexível e várias possibilidades de subdivisão. Os pavimentos variam em uma área de 1.860 a 3.100 metros quadrados e podem ser organizados como grandes plantas abertas ou subdivididas por até sete inquilinos por pavimento.
A abordagem ambiental do edifício combina soluções passivas regionais tradicionais com sistemas de economia de energia de ponta e fachadas inteligentes, e é o resultado de uma extensa pesquisa e desenvolvimento do início ao fim. Faz uso significativo dos avanços tecnológicos que afetam os ambientes de trabalho, da adaptabilidade e conectividade ao conforto. A equipe do projeto também estabeleceu o objetivo de liderar a redução do impacto ambiental que grandes empreendimentos trazem durante a construção e durante toda a sua vida útil, e isso foi reconhecido no prêmio da certificação LEED Platinum.